VIZUALIZAÇÕES

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Não perca a fé no ser humano, pois o Filho de Deus se fez homem para nos fazer deuses!

     O ser humano é constituído por duas naturezas: corpo e alma. A palavra alma vem do latim: "ânima" que é a mesma raiz da palavra animal. A alma é o elemento que anima os Homens e os animais! A diferença está no fato de que os seres humanos possuem uma alma que não se desintegra após a morte e os animais possuem uma alma que um dia acabará!
     Os seres humanos, ao contrário dos animais, irão continuar na eternidade (no Céu ou no Inferno) inclusive com os seus respectivos corpos que lhes serão restituídos na ressurreição final.
     Por serem eternas, as almas dos Homens recebem o nome de espírito. Os anjos também são espírito, uma vez que suas almas não morrem também. 
     Além de serem eternos, os seres humanos possuem em sua natureza o dom de se tornarem deuses através da comunhão com Jesus, como nos ensina os santos:
"Pela participação do Espírito nós nos tornamos participantes da natureza divina. (...) Por isso, aqueles em quem o Espírito Santo habita são divinizados." (Santo Atanásio-
Catecismo da Igreja Católica, número 1988)
"Pois o Filho de Deus se fez homem para nos fazer deuses." (Santo Atanásio)
"O que Deus pretende é fazernos deuses por participação, sendo-o ele por natureza, como o fogo que converte tudo em fogo." (São João da Cruz - Obras Completas - Editora Vozes - Página 103 - Parágrafo 105)
"O Filho Unigênito de Deus, querendo-nos participante de sua divindade, assumiu a nossa natureza para que aquele que se fez homem, dos homens fizesse deuses." (São Tomás de Aquino - Catecismo da Igreja Católica, número 460) 
"O objetivo da vida virtuosa é tornar-se semelhante a Deus". (São Gregório de Nissa - Catecismo da Igreja Católica, 1803)
 o Santo dos santos disse: 
"Replicou-lhes Jesus: 'Não está escrito na vossa lei: Eu disse: Vós sois deuses (Sl 81,6)?' "(João 10, 34)
e a Igreja, que é o corpo de Cristo, afirma:
"Constituído num estado de santidade, o homem estava destinado a ser plenamente «divinizado» por Deus na glória. Mas, pela sedução do Diabo, o Homem quis ser deus no lugar de Deus, e não segundo Deus»." (Catecismo da Igreja Católica, 398) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário